Juros No Rotativo: Ameaça Ao Crédito? - Dianoticia.com

Publicado em 06/09/2023 00:05

Juros no Rotativo: Ameaça ao Crédito?

Recentemente, a Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que visa estabelecer um limite na cobrança de juros na modalidade rotativa dos cartões de crédito. Esta decisão desencadeou reações imediatas do setor bancário.

Febraban se Manifesta

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban), que representa as principais instituições bancárias do país, não tardou a se pronunciar sobre a decisão. Segundo a entidade, a imposição de um teto nos juros do rotativo pode ter sérias consequências para o setor financeiro. Assim, chegando até mesmo a inviabilizar a existência dos cartões de crédito e a resultar em uma considerável redução na oferta de crédito para os consumidores.

Implicações da Medida

O cartão rotativo é uma das principais fontes de receita para muitos bancos. Devido aos altos juros cobrados quando os clientes não pagam a fatura completa do cartão de crédito no vencimento. Ao impor um limite a essas taxas, os bancos argumentam que poderiam ter sua rentabilidade comprometida. Assim, levaria a uma reavaliação dos riscos e benefícios da oferta desses produtos.

O Que Vem a Seguir?

Com a aprovação do projeto pela Câmara, o texto segue agora para análise do Senado. Será onde os senadores irão ponderar os benefícios da proteção dos consumidores contra taxas de juros exorbitantes e os possíveis impactos negativos para o setor bancário e a disponibilidade de crédito.

Conclusão

O debate sobre a limitação dos juros no rotativo põe em evidência a delicada balança entre proteger os consumidores e manter a saúde financeira das instituições bancárias. É crucial encontrar um equilíbrio que permita ao consumidor ter acesso a crédito com taxas justas. Enquanto os bancos mantêm sua capacidade de operar de forma sustentável. Por isso, O desfecho desta discussão no Senado será de grande importância para determinar o futuro do crédito no Brasil.

Você pode gostar

© 2024 - dianoticia.com