A meteorologista Marcia Seabra, coordenadora-geral do Inmet, alertou para a possibilidade de ventos muito intensos, alcançando até 110 km/h, na região metropolitana de Porto Alegre. Esses ventos estão associados à passagem de um ciclone.
🚨 Cadastre-se para receber alertas da Defesa Civil
A recomendação é que os moradores das áreas por onde o ciclone deve passar se cadastrem no serviço de recebimento de alertas da Defesa Civil. Para se cadastrar, basta enviar um SMS com o CEP da sua residência para o número 40199. Essas mensagens de alerta são enviadas sempre que necessário. Assim, servindo como medida preventiva em casos de ocorrências graves que possam causar danos à população.
⚠️ Tempo severo na região
A MetSul informou que no final da tarde e à noite desta quarta-feira (12) é esperado tempo severo entre o Nordeste da Argentina, o Paraguai e o Oeste do Sul do Brasil. O risco principal é de vendavais e a possibilidade de fenômenos isolados severos, como tornados ou correntes de vento descendentes violentas (micro-explosões). Embora o cenário seja menos grave do que há três anos, guarda semelhanças com o ciclone bomba ocorrido em 30 de junho de 2020, quando uma linha de instabilidade associada ao ciclone avançou pela mesma região.
📢 Permaneça informado e tome precauções
Assim, é importante que a população esteja atenta às informações meteorológicas atualizadas e siga as orientações da Defesa Civil.
Por isso, em caso de situações de emergência, acione os órgãos competentes e tome as devidas precauções para garantir a segurança de si mesmo e de seus familiares.