Urologista – Instituto Nacional de Câncer – Brasil Comitê de Cirurgia Robótica – Instituto Nacional de Câncer – Brasil Fellow em urologia oncológica – Indiana University Membro Sociedade Brasileira de Urologia
20 de novembro de 2023
José Alexandre Pedrosa
Urologia
A promoção da saúde do homem ainda enfrenta muitos tabus e hábitos culturais arraigados. Há um esforço constatado pelos profissionais de saúde e pelas famílias em motivar os homens a cumprirem recomendações médicas.
Segundo dados do IBGE, a expectativa de vida dos homens no Brasil (72,9 anos) ainda é significativamente inferior à das mulheres (79,4 anos) e, embora muitos outros fatores deem luz aos resultados, é inegável que eles precisam ficar mais atentos à sua saúde, principalmente após os 40 anos de idade, quando o aparecimento de doenças e complicações médicas é mais comum.
Confira a seguir alguns dos cuidados mais importantes:
O sedentarismo é um dos grandes males do mundo contemporâneo. A facilidade propiciada pelos modernos meios de transporte, as rotinas de trabalho com mínimos esforços físicos e o entretenimento na tela dos dispositivos estão gerando sérias consequências à população.
O corpo humano precisa se movimentar com regularidade! E isso não é uma exigência apenas dos profissionais da saúde, mas da própria natureza humana. A atividade física não só reduz os efeitos negativos da rotina moderna, como é um fator essencial para a manutenção de inúmeros processos do organismo.
Quem já passou da meia-idade, em especial, deve se preocupar ainda mais, uma vez que ganhar e manter a massa magra (muscular) se torna cada vez mais difícil à medida que envelhecemos.
Tão prejudicial quanto o sedentarismo, refeições excessivamente calóricas e gordurosas favorecem o surgimento de problemas de saúde muito comuns nos dias de hoje, como a hipertensão e o diabetes.
Pessoas que permanecem em dietas prejudiciais por muitos anos enfrentam uma enorme resistência para mudar hábitos alimentares, além de estarem frequentemente entre os principais grupos de risco.
Regimes rígidos e pontuais são muito populares, mas não são bons aliados da saúde. O ideal é promover uma reeducação alimentar com mudanças graduais na rotina — indicadas e acompanhadas por um profissional.
Consultas e exames periódicos são importantes em qualquer fase da vida, mas para aqueles que já passaram dos 40 é fundamental, principalmente para os homens que comumente negligenciam esse tipo de cuidado.
Para evitar complicações futuras, é preciso ficar em dia com a vacinação e exames básicos, como colesterol e triglicerídeos, pressão arterial, glicose, ultrassom e próstata. No caso do exame de próstata, ainda cercado por preconceitos, é essencial para detecção do câncer de próstata.
A consulta médica precisa ser incluída na agenda de saúde do homem com maior frequência. Não hesite em procurar um médico bem atualizado para oferecer as melhores opções de prevenção e tratamento para seu perfil de saúde e estilo de vida particular.
A despedida da juventude e as limitações impostas por nossa própria natureza fisiológica fazem da meia e terceira idade fases marcadas por simbolismos e forte apelo emocional. É quando a prevenção e os cuidados médicos ganham mais foco.
Vale ressaltar que a saúde do homem necessita de atenção e cuidados desde a juventude, pois é justamente no início da vida que muitas doenças e comportamentos prejudiciais se iniciam.
Se ainda ficou alguma dúvida sobre o assunto, deixe nos comentários ou fale conosco!
Urologista – Instituto Nacional de Câncer – Brasil Comitê de Cirurgia Robótica – Instituto Nacional de Câncer – Brasil Fellow em urologia oncológica – Indiana University Membro Sociedade Brasileira de Urologia