A Marcha da Maconha é um evento anual realizado em diversas cidades do Brasil e de outros países, com o objetivo de defender a legalização.
Os participantes da marcha argumentam que a proibição da maconha tem causado mais danos do que benefícios, além de promover o racismo e a marginalização de determinados grupos sociais.
O que é a Marcha da Maconha?
Neste ano, em São Paulo, a marcha ocorreu no dia 17 de junho e teve como ponto de concentração o Museu de Arte de São Paulo (Masp), na Avenida Paulista.
Os manifestantes carregavam faixas e cartazes pedindo a legalização das drogas e o fim da guerra às drogas. O tema da marcha enfatizou a questão de classe e a reparação social como fundamentais para a discussão sobre a proibição das drogas.
Por isso, a Polícia Militar acompanhou o evento para garantir a segurança e a ordem pública.
Com isso em mente, a marcha seguiu pela Rua da Consolação até a Praça da República, onde os participantes continuaram a manifestação.
Nesse sentido, a Marcha da Maconha é um movimento que busca dar voz àqueles que defendem a revisão das políticas de drogas.
Assim, a descriminalização do uso da maconha e a adoção de abordagens mais baseadas em saúde pública e direitos humanos. Seu objetivo é gerar debates, conscientização e mudanças nas políticas relacionadas às drogas.