Quando se pensa em densidade populacional, normalmente imagina-se a quantidade de habitantes por metro quadrado. Em Santa Maria de Jetibá, no entanto, o destaque é para uma densidade um tanto diferente: a proporção de galinhas por habitante. Localizada na Região Serrana do Espírito Santo, esta cidade tem uma característica única: são 336 aves para cada morador.
Ranking Avícola
Com uma produção tão impressionante, Santa Maria de Jetibá garante o segundo lugar no ranking de cidades com o maior número de galinhas em todo o país. Mas isso não é tudo. A cidade não só brilha em quantidade, mas também em qualidade, pois é a maior produtora de ovos do Brasil. Uma verdadeira potência no setor avícola nacional.
Espirito Santo: Terra das Aves
O Espírito Santo, como um todo, demonstra uma vocação clara para a avicultura. Prova disso é que, além de Santa Maria, outras nove cidades do estado possuem uma curiosa estatística: têm mais aves do que habitantes. Um fenômeno que revela a importância econômica e cultural que a criação de galinhas tem na região.
Dados Confirmados
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é a entidade responsável por coletar, analisar e divulgar informações sobre o Brasil, e foi através de seus dados que essa peculiaridade de Santa Maria de Jetibá e de outras cidades do Espírito Santo foi confirmada.
Conclusão
Portanto, em um país de dimensões continentais como o Brasil, é fascinante descobrir peculiaridades como essa de Santa Maria de Jetibá. A cidade e o estado do Espírito Santo como um todo se destacam na avicultura, mostrando a diversidade e a riqueza da produção agrícola e pecuária brasileira. A próxima vez que você desfrutar de um ovo no café da manhã, pode muito bem ser proveniente das terras produtivas de Santa Maria de Jetibá!